Por muito importante que seja a limpeza das nossas instalações não é necessário cair em exageros. O importante é que quando adquirirmos as gaiolas e os utensílios tenhamos em atenção a facilidade com que os podemos desmontar para que perturbemos o mínimo possível as nossas aves aquando da limpeza.
Eu limpo as gaiolas no mínimo 2 vezes por ano. Uma antes do inicio da criação e outra depois. Durante o resto do ano caso seja necessário poderemos utilizar um pano humedecido ou uma esponja. Penso que é suficiente.
Quanto aos restantes acessórios sou um pouco mais escrupuloso. Limpo os tabuleiros e as grades do fundo das gaiolas uma vez por semana excepto na época da criação em que limpo duas vezes. Para isso basta colocar dentro de um recipiente com água e lixívia durante aproximadamente uma semana. Os tabuleiros devem ser forrados com papel absorvente ou então com jornal e desinfectados com um bom acaricida.
Os bebedouros, comedouros, banheiras, poleiros., são mudados uma vês por semana e colocados também num recipiente com água e lixívia. Excepto no verão, em que os comedouros de sementes germinadas, vegetais e papa e os bebedouros são trocados todos os dias.
Os poleiros penso que é suficiente mudá-los de 3 em 3 semanas.
Não se preocupe em utilizar a lixívia na desinfecção dos utensílios. Basta deixá-los secar bem ao ar, que a lixívia evapora tornando assim este processo inofensivo para as nossas aves.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário